24 março, 2006

Blooming Onion

Logo que anunciaram que iriam abrir o restaurante Outback em minha cidade, a primeira coisa que fiz foi pesquisar na Internet para saber qual era o cardápio. Quem conhece o restaurante sabe que o que mais chama atenção é o tal Blooming Onion: Uma belíssima flor de cebola. Fiquei louco quando vi a foto da cebola, pesquisei bastante na Internet até entender o que era o prato já que nunca havia provado. Resultado, desenvolvi minha própria receita, e para impressionar convidados é ótima! A foto neste post é do restaurante Outback que me motivou a tentar uma versão própria para o prato.

Nos Estados Unidos existem cebolas especiais para se fazer este tipo de prato, chegando a ser até 4 vezes maior que nossas cebolas tradicionais. As cebolas brasileiras podem ser usadas facilmente, porém devem ser as maiores encontradas.

Uma dica legal... Para facilitar a abertura das pétalas da cebola pode-se (após cortadas) deixa-las na geladeira, em água com gelo, por uma hora. Uma opção mais rápida é deixa-las em água fervendo por um minuto e depois mergulha-las em água com gelo. Nos dois métodos as pétalas se separarão mais facilmente.

Recentemente resolvi fazer a receita com cebolas bem pequenas, servi individualmente nos pratos acompanhando uma carne, além de ficar com uma apresentação excepcional o sabor foi excelente.

Vou aproveitar este fim de semana para descansar um pouco... bom descanso a todos!


Blooming Onion

1 ovo
1 xícara leite
1 xícara farinha
1 1/2 colher (chá) sal
1 1/2 colher (chá) pimenta cayena
1/2 colher (chá) pimenta do reino
1/2 colher (chá) alho em pó
1/4 colher (chá) ervas
2 cebolas, grandes
óleo
  • Corte 2 cm da parte de cima e de baixo da cebola. Remova o centro da cebola e com uma faca afiada corte a cebola, da parte de cima para a parte de baixo, sem chegar até o fim (pare com 3/4 da cebola cortada). Repita este procedimento até que a cebola esteja cortada (mas não separada) em 16 partes iguais.
  • Misture o ovo e o leite em uma vasilha. Em um outro recipiente misture a farinha, sal, pimentas, alho em pó e as ervas. Mergulhe a cebola na mistura de ovo e leite, abrindo as pétalas com cuidado para não quebrar. Em seguida passe a cebola na mistura de farinha. É importante que todas as pétalas recebam a mistura com farinha, com cuidado abra as pétalas e polvilhe a farinha entre as pétalas. Repita os procedimentos de mergulhar no leite e depois na farinha procurando cobrir todas as pétalas.
  • Em uma panela aqueça o óleo para que possa cobrir uma cebola. Quando estiver bem quente coloque a cebola para fritar por aproximadamente 10 minutos. A farinha deve ficar com uma tonalidade marrom escuro. Deixe fritar bem para que as pétalas centrais não fiquem cruas. Retire do óleo e deixe secar em papel toalha.
  • Sirva com molho barbecue ou honey mustard.

21 comentários:

Floppy disse...

bemmmmmm parece um bocado complicado... também ainda não me possod edicar à cozinha, só depois de dia 31... e as minhas receitas? sempre experimentaste?

Beijinhos

Anônimo disse...

Quando vc fala ervas, quais sao ela?

To louco pra fazer!!!

Ricardo disse...

Olá!
Neste caso específico você pode usar as ervas que quiser, eu uso alecrim e tomilho desidratados. Gosto também de colocar sementes de coentro moídas, mas você pode colocar as ervas que você mais goste.

abraços

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog
Vou fazer esta receita! Parabéns
Carlos

Anônimo disse...

Olá, sou o carlos de novo.

Eu achei na internet livro com as receitas do outback (em inglês).
Se te interessar eu passo pra você. É só mandar um e-mail: eusoucarlos@yahoo.com.br

Abraços
Carlos

Anônimo disse...

putz! blooming onion! jah tentei fazer de tudo que é jeito.

vou apostar na sua receita depois volto pra escrever o resultado. to comprando um "cortador de bloomin", mas antes q ele chegue eu vou tentar NA FACA mais uma vez.

valeu pela receita e parabens pelo blog!

Dina disse...

Vinicius,
Vc conseguiu comprar o cortador de blooming? Onde?
Obrigada

Anônimo disse...

q farinha q eu uso?

Anônimo disse...

Preciso saber qual farinha usar, de mesa ou de trigo?

Anônimo disse...

Voce deve usar a Farinha de Trigo

Anônimo disse...

Galera,
Perguntaram eh eu achei o famoso cortador de blooming.... achei vendendo no ebay no estados unidos.. vou fazer a compra e vamos ver se chega ou não.. segue link....

http://home.search.ebay.com/blooming_Kitchen_W0QQ_trksidZm37QQcatrefZC2QQfromZR40QQsacatZ20625

alguém já fez ?? oq achou?? achei um outro site americano que explica extamente como fazer a blooming onion...

William Rosário
www.alvesrosario.com.br\gastronomia

Anônimo disse...

Adoro essa cebola! Que bom achar a receita!
Vou tentar, se der certo te aviso!
Um abraço

Unknown disse...

obrigado pela receita...
vou testá-la e depois posto um comentário sobre...

valeu

Unknown disse...

Olá, é a primeira vez que entro neste blog, gostei bastante! Tenho o Onion Cutter e na caixa vem a receita da cebola que nos EUA chamam de Steak House Onion, porém nunca fiz esta cebola. Na embalagem vem a receita também da maionese Horseradish que, imagino, deve ser pareceida aquela servida no Outback. Vou tentar fazer esta receita que foi publicada aqui no Blog. Abraço a todos.

Chef Leonardo Menezes disse...

Ola,

Me chamo Leonardo e sou chef na Cidade do México a 2 anos. Queria comentar que fiz o seu risoto de laranja só que usando a tangirina e ficou otima. Agora estou trabalhando em fazer algo aqui com abacate e o Cabrito que sao pratos que o mexicano adora, pensei em um risoto mais ainda estou em experimentos. Vc poderia me ajudar nisso com algumas sugestoes e dicas??? Outra coisa nessa receita do Blooming Onion, vc teria como me enviar fotos do passo a passo do corte que vc da na cebola? Caso vc possa me da essas informacoes que pedi me mande um email para leorapozao@yahoo.com.br.

Atenciosamente, Leo.

Anônimo disse...

Passei horas tentando procurar um site assim ,se puder achar a receita do molho verdadeiro e melhor postar no site
Eu fiz o Blooming Onion ,Ficou uma delicia , so que a cebola e menor claro !

Anônimo disse...

Olá hj é 22.2.2009
Meu nome é João Paulo.

Fiz sua receita só que utilizei peprica, curry e salsa como condimentos fiocou ótimo sendo que deve utilizar menos leite, pois a farinha não agarrava, quando diminiu ficou um creme com o ovo e ficou muito bom, gostei da receita.

Unknown disse...

Agora já temos para quem quiser a tal cebola gigante, é sé entrar no site:
www.bigonion.com.br que vão saber.
Abraços

Unknown disse...

Eu tenho o pó que é preparado a cebola quem quizer so mandar um email primefoodservice@gmail.com

Eric disse...

Eu tenho o cortador da cebola para vender. Quer quiser mande email coelhomd@hotmail.com

Unknown disse...

Eu tenho o cortador original importado marca NENCO (o mesmo utilizado na outback) mas, só tenho 2 máquinas disponíveis.
Consulte pelo e-mail: wdolly@uol.com.br