03 março, 2006

Batata com Laranja


Já ouviu falar de alguém que não gosta de batatas? Já ouviu falar que batata não vai bem com alguma coisa? Eu considero a batata como acompanhamento universal, qualquer prato pode ser acompanhada de uma boa batata. Assada, frita, cozida, amassada, doce, salgada... sempre vai existir alguma forma de fazer ela combinar com um prato. Porém, o grande problema que vejo é a falta de criatividade com um legume tão versátil, os pratos acabam sendo sempre os mesmos.

Essa receita de hoje é uma variação do prato sueco chamado Hasselback Potatoes. A grande diferença dele é a calda de laranja usada no final... vale o teste. Quem come fica realmente surpreso. A idéia da receita veio de um livro de receitas com laranjas, é lógico que fiz meus experimentos e saí com minha própria versão.

Vou dar uma trégua para a laranja a partir de amanhã. Para o domingo vou tentar publicar uma receita que atenda ao pedido/desafio da Floppy (minha leitora mais presente), uma receita sem carne, sem forno, sem fogão, gostosa e de preferência diferente.

Batata com Laranja

4 Batatas grandes
2 colheres de sopa de manteiga derretida
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de uma laranja
Casca ralada de 1/2 laranja
1 colher de sopa de mel
Sal e Pimenta do reino à gosto
  • Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento.
  • Aqueça o forno à 190 graus.
  • Com o lado plano da batata para baixo corte a batata em fatias finas, mas não corte até o fim, deixe aproximadamente 1cm sem cortar. Ao terminar de cortar pressione delicadamente a parte de cima da batata com a palma da mão, isso fará com que a batata se abra um pouco mas sem se separar.
  • Unte uma assadeira com um fio de azeite e disponha as batatas. Regue as batatas com as 3 colheres de azeite e a manteiga. Leve ao forno e deixe assar por 50 minutos.
  • Enquanto isso, em uma panela, aqueça o suco de laranja, a casca ralada e o mel. Misture bem por 5 minutos até engrossar. Reserve.
  • Após os 50 minutos (quando as batatas começarem a dourar) espalhe calda de laranja sobre cada batata. Devolva-as ao forno por mais 15 minutos ou até ficarem bem douradas.
  • Tempere com sal e pimenta do reino e sirva imediatamente.

Um comentário:

Floppy disse...

Os frangos não comento mas estas batatas vão ficar para a inaugiração da casa nova :) devems er deliciosas!