03 março, 2006

Orange Chicken (Frango com Laranja Chinês)

Posso dizer seguramente que o que mais aguçou meu interesse pela culinária foi a cozinha chinesa. Doce, salgado, azedo... é tudo tão diferente que não tem como não se apaixonar. Arrisco dizer que a culinária chinesa é universal, não consigo pensar um lugar no mundo que não tenha um restaurante chinês (no Brasil pelo menos existem vários). É nessa globalização da comida chinesa que começam os aspectos mais interessantes, a comida chinesa brasileira é infinitamente diferente da comida chinesa americana, ou seja na ocidentalização do oriente a culinária chinesa ganhou versões bem peculiares.

A receita de hoje é um exemplo clássico disto. Grande parte dos restaurantes chineses dos Estados Unidos servem um prato chamado Orange Chicken (ou Frango com Laranja) é um frango adocicado, picante e simplesmente magnífico. Nunca vi este prato ser servido em nenhum restaurante chinês fora dos Estados Unidos.

A receita propriamente dita é um capítulo à parte. Procurei esta receita em várias fontes e descobri que cada restaurante a faz de seu próprio jeito com o resultado final praticamente idêntico. Isso me levou a experimentar, testei várias vezes (mais de 10) até chegar a uma receita que me deixasse satisfeito, que me desse a sensação de estar comendo em um restaurante americano. Acabou sendo a versão brasileira de uma receita de comida chinesa americana (quanta confusão!).

E a pergunta que não quer calar... Qual dos paises serve pratos mais próximos da verdadeira comida chinesa? Não tenho resposta para esta pergunta... mas adoro todas as versões!

Espero que gostem!

Orange Chicken (Frango com Laranja Chinês)

Molho
1 1/2 xícara água
2 colheres (sopa) suco de laranja
1 xícara açucar mascavo
1/3 xícara vinagre de arroz
2 1/2 colheres (sopa) molho shoyu
1/4 xícara suco de limão
1/2 colher (chá) gengibre fresco, amassado
1/4 colher (chá) alho, amassado
1 colher (sopa) cebolinha, picada
1/4 colher (chá) pimenta vermelha
10 colheres (chá) amido de milho
Frango
4 filés peito de frango, cubos de 3cm x 3cm
1 xícara água gelada
1 ovo
1/4 colher (chá) bicabornato de sódio
1/4 colher (chá) sal
1 1/2 xícaras farinha de trigo
óleo vegetal

  • Combine todos os ingredientes do molho, exceto o amido de milho, em
  • uma panela sobre fogo alto, misturando frequentemente. Quando ferver, remova do fogo e deixe esfriar.
  • Cubra os filés de frango, já cortados, com o molho (aproximadamente
  • uma xícara). Deixe marinando por pelo menos duas horas. Reserve o restante do molho.
  • Após as duas horas, dissolva o amido de milho em 3 colheres (sopa)
  • de água e misture com o molho que restou na panela. Sobre temperatura alta, deixe o molho ferver e engrossar.
  • Bata a água gelada com o ovo e adicione o sal e o bicabornato de
  • sódio. Adicione metade da farinha à mistura de ovo e água e misture levemente. A mistura deve ficar com pequenas pelotas. Adicione 1/3 da farinha restante mas não misture, apenas mexa duas vezes para espalhar. O restante da farinha deve ser colocado em uma tigela separada.
  • Passe os pedaços de frango na farinha e em seguida mergulhe na
  • mistura de água, ovo e farinha. Deixe o excesso (não tudo) cair e
  • frite em óleo bem quente, até ficarem dourados. Deixe-os secar em
  • papel toalha.
  • Reaqueça o molho e misture gentilmente com os pedaços de frango.
  • Salpique um pouco de salsinha picada durante a mistura para uma melhor apresentação.

48 comentários:

Elvira disse...

Parece uma delícia!

Anônimo disse...

Você não sabe como fiquei feliz em achar essa receita ... realmente é deliciosa e agora vou fazer sempre. Muito Obrigada!

Anônimo disse...

tenho uma pizzaria aqui nos EUA e sempre vou ao shopping para comer esse frango maravilhoso....tentei uma vez faze-lo mas desisti no meio do caminho...eu nao tinha nenhuma receita...mas agora com certeza irei faze-la...valeu...se precisar de algumas receitinhas para pizza ou pasta e so perguntar...lcmjusa@hotmail.com luiz

Anônimo disse...

nossaaaaaaaaa
vc não tem noção de como fiquei feliz em achar essa receita
sempre que vou ao shopping nos EUA,como esse frango e amoooooo!!!

Anônimo disse...

vou experimentar sua versão da receita hoje, adoro o sabor deste prato, tambem fiquei viciada nele quando experimentei na california... e acabei descubrindo em sao paulo um lugar que faz divinamente... fica na liberdade, é super simples, serve tanto no quilo quanto a la carte... fica naquela pracinha, é o restaurante do mesmo dono da padaria Itikiri...

Anônimo disse...

É o que se chama uma receita cosmopolita!
Maria

Anônimo disse...

É o que se chama uma receita cosmopolita!
Maria

Alexandre M. Lima disse...

Tem um restaurante chinês chamado Yan Ping no Shopping Center Lapa aqui na cidade de Salvador que serve essa receita. Se vier aqui em Salvador, passe lá pra conferir.

Caianagandaia disse...

Parabéns pela receita... eu como todos acima inclusive vc temos o mesmo sentimento em relação à esse prato: é divinamente VICIANTE... que saudade dos EUA e daqueles restourantes chineses... outro prato do gênero tb divino é o Beff Brocolis... nesta quinta estou indo p Buenos Aires tentarei achar algo parecido por lá. Gde Abraço!!!!
gpljunior@hotmail.com

Caianagandaia disse...

1/4 colher (chá) "bicabornato" de sódio

Está escrito errado...

Mônica Molina disse...

Fiquei feliz em achar esta receita, pois sempre encontro este prato no restaurante Itiriki no bairro da Liberdade, já comi em shoppings, mas não é igual ao deles. Mas vou me esforçar para sair igualzinha. Dá para fazer com soja texturizada, também comi nesse mesmo restaurante e fica muito bom.

Beijos

Mônica

euBLOGADO disse...

Poxa, bacana essa receita de Frango com Laranja.

Confesso não ter lido todos os comentários, daí eu não sei se estarei sendo repetitivo, mas vale o comentário...
Tem um restaurantezinho chinês em São Paulo - próximo ao Metrô Ana Rosa - quase uma espelunca, mas muito bom e barato, que serve um Frango com Laranja DELICIOSO.
Vale observar que o mesmo é deferente daquele que é servido para os chineses que vão lá, ou seja, melhor. Super crocante, na medida certa entre o doce e o salgado.

Anônimo disse...

Não tem como elabora melhor a receita?

Modo de Preparo a onde tem que ir cada coisa, tem muita confusão isso

Anônimo disse...

Tem uma rede de franquias, a Jin Jin Wok, em varios shoppings do brasil que serve este prato. Muito bom mesmo

Anônimo disse...

Fiz a receita hoje e foi um sucesso. Só queria falar que acho que a quantidade de amido de milho está errada. Usei 3 colheres de sopa e ficou numa consistência muito boa para envolver o frango frito. 10 iria ficar um pudim em vez de molho, penso.
Outra dica que dou, é que tempere com sal e pimenta o frango com antecedência, pois achei a carne com tempero muito fraco em vista do sabor agridoce forte do molho.
De resto, ficou maravilhoso.

Anônimo disse...

Fiz a receita e ficou muito boa!
Parabéns! Estava com saudade desse prato que comia nos shoppings de Orlando.

Anônimo disse...

Tem um Restaurante chinês em São Paulo,(que eu conheço já tem mais de 6 anos) na Praça da Liberdade que faz esse frango, é realmente uma delícia!! Fazia muito tempo que eu procurava pela receita, vou experimentar fazer em casa.

Anônimo disse...

nossa!!! Eu comi nos EUA e ameiii, me deu uma vontade esses dias mas aqui no Brasil nunca encontrei, resolvi procurar na net... e olha... muitooo obrigada!!! Fiquei muito feliz!!!

Larissa

Fabio Custodio disse...

Meu parabens pela receita!!!
Eu comia nos Eua todo domingo de folga, agora posso comer todos os dias!!!
Eu coloquei pimenta calabresa, tambem ficou bom, a receita e muito facil, o sabor e igualzinho como se eu estivesse comendo num Buffet Oriental, Valeu!!!

Anônimo disse...

Esse frango é divino e sempre faço. Aproveito para solicitar se alguém sabe como fazer aquele molho mais pink do que vermelho que serve no JINJIN, que ora tem na mistura abacaxi, ora pedaços grandes de cebola.
Agradeço
Ada Maria- Bebedouro/SP

Unknown disse...

Eu tava doida por essa receita, amanha mesmo vou fazer...

Anônimo disse...

realmente...só se acha esse orange chicken nos EUA...ja procurei em outros paises na mercosul e nada... fiquei feliz em achar a receita, vou tentar fazer, ou terei que pedir do panda xpress e mandar entregar aqui no brasil !

Ernesto Antonini disse...

Achei incrível encontrar essa receita, pq é uma das coisas que mais faz falta dos EUA. Ela é tecnicamente simples para fazer, mas toma bastante tempo e atenção. Fiz hoje pela segunda vez e sempre deu certo, só aconselho a dobrar a receita do molho, para poder unir-se a um acompanhamento. Aqui está a foto http://twitpic.com/1n70c0.

Muito obrigado por socializar a receita.

Unknown disse...

Realmente, como disseram antes, é uma das coisas dos EUA que mais faz falta. Excelente receita. Indico a todos.

Unknown disse...

Ninguém sabe onde encontrar um orange chicken no Rio?

Unknown disse...

Ricardo, fiquei muito feliz em encontrar sua receita. Tive o prazer de experimentar este prato em Miami e ele foi inesquecível pra mim, mas aqui no Brasil, nunca achei um restaurante onde pudesse encontrá-lo.
Vou fazê-la hoje mesmo e tenho certeza que ficará uma delícia.
Obrigada !!!

Anônimo disse...

Meu Deus não posso acreditar q depois de 3 anos no Brasil vou poder provar novamente meu super hiper favorite dish....Maninha (Flaviane) obrigada por ter encontrado esse site e me enviado a receita...
P.S. soube q my sister fez a receita e q aprovou...Nota 10!

Paula Carvalho disse...

Gente, como sempre esse frango no restaurante Orient Express em São Jose dos Campos, breve vai ter um em S.Paulo, é o melhor prato que eu já comi,ma-ra-vi-lho-so!!!!Vale a pena experimentar, quem não conhece...

Unknown disse...

Fiz esse frango e ficou excelente!! Muito parecido com o que comi nos Estados Unidos.
Parabéns pelo post.

Felipe :D disse...

Po cara, vim aqui só pra agradecer, comi Orange Chicken nos EUA e sempre que tô no Brasil fico com saudade...Essa receita salvou o ano! HAHAHAHA Aqui em casa é pelo menos uma vez por mês! :D Vlw!

Camila disse...

Oi.
Eu acabei de chegar de Orlando e comprei no WALMART de lá o PRÓPRIO MOLHO DO PANDA EXPRESS do ORANGE CHICKEN.
Vc saberia me dizer quais ingredientes posso substituir pelo próprio molho?

Laura Villela disse...

Aqui em São Paulo tem um restaurante que frequento há mais de 10 anos que eles fazem este frango MUITO bem...além do bolinho de camarão.
Fica em um prédio na Rua São Bento...bem próximo à Igreja e Colégio de São Bento...
E é muito barato...

Leonardo Kasperavicius disse...

Em São Paulo, na frente do Metrô Liberdade, há um restaurante chamado Itiriki. Lá eles têm o melhor Orange Chicken que eu já experimentei.
Muito bom o seu site, parabéns!

Stephanie disse...

Moro nos USA, mas no brasil já comia Orange Chicken no restaurante Pequim 2000

João D. Piccino disse...

Tem um restaurante Chinês, chamado Huang, na rua Conselheiro Rodrigues Alves que tem essa receita no cardápio, e é fantástica. O China In Box, ao menos durante uma época, vendeu uma receita, mas quando pedi me arrependi absurdamente.

Unknown disse...

Amei achar essa receita, morei um ano nos Estados Unidos e vivia comendo Orange Chicken, precisava fazer aqui no Brasil!

Unknown disse...

Amei achar essa receita, morei um ano nos Estados Unidos e vivia comendo Orange Chicken, precisava fazer aqui no Brasil!

Unknown disse...

Eu comia esse frango em São José e viciei... Quando eu fui pros EUA tinha lá e eu fiquei WHAAAAT..é fácil de achar??? Mas me enganei.. me mudei pro Rio e não acho esse frando de jeito nenhum. Mas eis que eu não sei fritar! Vejam, meus caros..irei dar uma boa dica pra quem PRECISA desse frango, mas não sabe fritar! IOAHEIOAHEIOa Façam o molho! Comprem frango empanado do China in Box e sejam felizes! Estou comendo agora e está simplesmente divino!

Anônimo disse...

Esse prato parece muito tentador! Posso pedir algum delivery de comida que tenha algo assim ou é uma receita sua, que só você sabe como faze-la?

Unknown disse...

Receita mais simples e parece ser mais original no site.

http://panlasangpinoy.com/2009/07/04/orange-chicken/


Unknown disse...

Tb como lá há anos e é fabuloso!

Janaína disse...

Olá, Achei essa receita hoje e adorei. Mas estava procurando aquela outra versão de uma sobrecoxa assada que depois eles misturam num molho agridoce, servem em qualquer restaurante chinês de shopping nos EUA, você conhece? Sabe como faz? Obrigada!

Renan disse...

Fiz essa receita ontem, ficou maravilhoso, bem igual que comi nos EUA, todo lugar que ia comia esse frango, viciante. Parabéns pela receita. Podem fazer que é uma delicia, como fiz pela primeira vez demorei um pouco, mas valeu a pena e com certeza farei novamente. Grande abraço e bom Apetite.

Sônia Bratan disse...

Fiz ontem, mas não faço mais, muito trabalho, sujeira, fritura...prefiro comer no restaurante chinês no shopping Buriti em Mogi-Guaçu...maravilhoso!!!

Fábio disse...

Amigo qual o nome do restaurante?

Unknown disse...

Vdd. Vim em busca da receita por causa desse frango que eles servem lá e em outros Yan Ping dos shoppings de Salvador. Ainda bem que achei !

Unknown disse...

Fiz hoje e dou a mesma dica em relação ao molho

Unknown disse...

Fiz a receita e deu certo.
Recomendo...
Ficou bem próximo dos restaurantes