07 março, 2006

Filé do Padre


De vez enquando amigos e familiares me pedem ajuda em almoços, jantares e afins. Certa vez minha sogra me pediu para fazer um almoço para um padre amigo, o problema é que o almoço era cheio de desafios.

Meus sogros e os convidados estavam em uma reunião e fariam uma parada para almoço, o problema é que eles não tinham como precisar o horário do almoço, ou melhor... seria entre 11:45 e 14:30. Como eles iriam voltar para a reunião, a refeição não poderia interferir no horário deles, eles tinham que passar por todo o processo do almoço em aproximadamente uma hora. Além disso, o almoço seria servido na casa do padre. Eu nunca havia visitado uma casa paroquial antes, mas fiquei sabendo antes que as condições da cozinha eram mínimas. Além de tudo isso, dois dos padres necessitavam comidas leves por questões de saúde. Acho que tá bom de desafio né?

Resumindo a bagunça, tive que bolar um cardápio que atendesse a todos os problemas. A casa paroquial era relativamente perto da minha casa, resolvi usar minha cozinha e finalizar o almoço na casa do padre. O tempo era o problema maior, se o almoço fosse muito cedo e eles chegassem tarde iam comer frio, se eu fizesse o almoço pra mais tarde eles poderiam nem almoçar. Como carne resolvi fazer um filé que pudesse ser preparado antes, que eu pudesse assá-lo na minha casa, correr para casa do padre e terminar o cozimento lá.

Preparei o filé para 12:45, contando com alguma ajuda divina para que a reunião não terminasse muito cedo. Caso a reunião terminasse tarde eu poderia ir controlando o cozimento do filé para terminar na hora desejada, além disso preparei alguns canapés e uma boa salada para ocupar os convidados enquanto eu arrematava o filé. Resultado, eles chegaram às 13:15 enquanto comiam os canapés e as saladas eu busquei o filé e finalizei o cozimento e os acompanhamentos. A missão foi executada com perfeição.

A receita é na realidade da minha vó (com algumas leves adaptações), porém os padres elogiaram tanto que cada vez que me era pedido para refazer a receita falavam: "Você pode fazer o filé do padre?" Sendo assim... foi, involuntariamente, batizado.

Filé do Padre

1 peça de filé mingon (aprox. 1.3kg)
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de azeite
5 colheres de sopa de catchup
3 colheres de sopa molho inglês
2 colheres de sopa mostarda dijon
1 pacote de creme de cebola (ou sopa de cebola, são pacotes vendidos pela nestlé, knorr, etc)
1 cebola média
1 pacote de bacon fatiado (200g)
  • Corte o filé em pedaços de 2cm deixando 1cm do final sem cortar. A peça deve ficar totalmente ligada pelo seu lado inferior.
  • Corte a cebola em rodelas. Preencha os espaços entre os pedaços cortados com uma rodela de cebola e uma fatia de bacon. Coloque o filé em um refratário.
  • Misture bem vinho, azeite, catchup, molho inglês, mostarada e creme de cebola. Pré-aqueça o forno (220 graus)
  • Regue o filé com toda a mistura, cobrindo toda a peça. Leve ao forno aquecido à 200 graus por aproximadamente uma hora e quinze. Não é necessário cobrir o filé.

5 comentários:

Carlota disse...

Parabêns pelo seu blog, tem sempre receitas deliciosas! Esta parece muito boa, o problema é o creme de cebola... não sei se em portugal se arranja... qual é os aspeto? é um creme mesmo?
Carlota

Ricardo disse...

Carlota, Muito legal o seu comentário e obrigado por postar.

Estou impressionado com a quantidade de portugueses que acessam o Blog. Segundo o contador são quase 70% dos acessos. Muito obrigado a todos!

Quanto ao creme de cebola, já até fiz uma modificação no post para tentar explicar. Aqui no Brasil, e certamente em Portugal, são vendidos nos supermercados pequenos pacotes de sopa instantânea, entre elas existe a sopa de cebola. Aqui existe uma distinção entre creme de cebola e sopa de cebola, porém os dois funcionam. Estes produtos são comercializados pela Nestle, Knorr e vários outros. Achei na página dda Nestle de Portugal. Espero que ajude! http://www.nestle.pt/produtos/ArvoreProdutos.asp?CdGrupo=1

Continue visitando o Blog! Muito obrigado!

Carlota disse...

Obrigada!! Sopa de Cebola eu sei. Até tem aqui em Portugal uma receita muito popular de Frango com essa sopa e natas (creme de leite para vocês :)

Vou fazer a receita no fim de semana!

Anônimo disse...

Olá, adorei suas receitas.
O Filé do Padre eu fiz hoje, e foi o maior sucesso.É mesmo uma delícia.
Um abração,

Lidia

Herica Rodrigues disse...

Encontrei essa receita no seu blog em 2008 e desde então tem sido o maior sucesso com a minha família e uma queridinha do meu pai. Estou fazendo pra ele hoje, dia dos pais, inclusive! Muito obrigada por dividi-la conosco!