30 março, 2006

Pão de Banana

Aprendi a fazer este pão de banana quando tinha 15 anos. Está certo que ele se parece mais com um bolo do que com um pão, mas como a receita é americana e lá eles tratam como um pão, como um pão será tratado.

É ótimo para café da manhã e lanches. Um detalhe bom é que ele congela muito bem, sempre tenho um no freezer para uma emergência.

Pão de Banana

3/4 xícara óleo
1 xícara açucar
2 ovos
2 xícaras farinha
1 colher (chá) bicabornato de sódio
1 1/2 colher (chá) fermento em pó
3 colheres (sopa) leite
3 bananas
Chips de chocolate (opcional)
  • Misture o óleo, açucar e ovos até estarem bem combinados e com uma textura macia.
  • Adicione a farina, o bicabornato de sódio e o fermento em pó e misture.
  • Amasse as bananas e as adicione à massa junto com o leite. Se optar por usar o chocolate adicione agora.
  • Unte a forma de pão com manteiga e farinha e preencha 3/4 da forma com a massa. Leve ao forno em 220o por aproximadamente 50 minutos.

10 comentários:

Elvira disse...

Muito bom, o pão de banana.

Floppy disse...

hummmm parece ser óptimo!

se calhar ainda o faço para uma festa que vou fazer brevemente...

beijs, beijs

Floppy disse...

Ponho-te uma questão (que também já pus ao Ardeu a Padaria)... "no próxima sábado (dia 8) vou dar uma mega festa (embora,não vá toda a gente,nem pouco + ou menos,convidamos cerca de 130 pessoas!!!)...é para ser ao longo do dia,por isso,calculo que não estejam todos ao mesmo tempo... à tarde,pensava pôr doces,bolos e pão mas à noite vou ter que fazer jantar... sugeres alguma coisa? tinha pensado fazer uma sopa de algas que dá para mta gente e um alho francês à brás (Ah,preciso de fazer algo que seja de preferência vegetariano) mas parece-me pouco original... fico à espera de sugestões!(e se tiveres sugestões para a tarde,sou toda ouvidos!)"

beijinhos e fico à espera de resposta!

Ricardo disse...

Lá vem você com seus deliciosos desafios :)

Primeiro 130 convidados.. que coragem! :)

A quantidade de pessoas realmente é o guia neste caso. Temos que pensar primeiramente em receitas práticas, principalmente se você mesmo for cozinhar.

Vamos começar pela parte da tarde... eu encaro como um lanche, logo os doces, bolos e pães são uma boa pedida. Eu serviria também sanduiches, aqui no Brasil virou moda o sanduiche de metro, onde se compra uma bisnaga (baguete) grande de pão e recheia com frios (queijos presuntos), saladas e normalmente um molho, com isso você pode inventar vários sabores. O sanduiche é cortado em pedaços, porém servido como se fosse inteiro, cada convidado se serve retirando seu próprio pedaço. Costuma sair barato e rende bastante. Os wraps também são uma opção, ficam bonitos e originais. Pastas com os pães também seriam uma boa.

Quanto a noite... temos um problema um tanto quanto delicado. Os 130 convidados são vegetarianos? :) Pensando na praticidade, um "festival de sopas e caldos" é uma boa pedida para um evento como esse. Você poderia servir 3 ou 4 sopas diferentes e usa isso como apóio ao evento (Inauguração da Casa Nova com Festival de Sopas). Caso você possa usar alguma carne e não ache que as sopas são uma boa saída, a receita que coloquei no blog "Filé do Padre" é muito prática (e fácil de ser feita para várias pessoas), já que pode ser feito com antecedência e basta por no forno... pode servir com arroz e batatas ao murro... fica ótimo. Outra opção que funciona bem para muitas pessoas, e já coloquei no blog também, foi o "Salmão Recheado com Ervas", uma receita dá para aproximadamente 10 pessoas, a receita é super rápida de ser feita (já cheguei a fazer 8 salmões em 1 hora) sem contar que o sabor é excelente. Pode ser servido com arroz com amendôas. O bom dessas duas receitas é que você não fica presa cozinhando enquanto seus convidados estão se divertindo.

Vou pensar em mais coisas durante este fim de semana, e vou te passando na medida que as idéias forem surgindo. Vá mandando mensagens dizendo as idéias para que eu possa buscar receitas que te ajudem.

Um beijo grande e boa sorte.

PS> Se fosse no Brasil... um bom e velho churrasco resolveria o problema :)

Floppy disse...

sim, nós temos um jardim e o churrasco (ou grelhados como nós dizemos) era uma óptima ideia mas a relva ainda está a crescer, por isso, fica para a próxima...

o problema é que nunca devo conseguir saber qtas pessoas são realmente para comer... sempre tenho uma vantagem a partir das 19h45 há um jogo de futebol importantissimo (em português de portugal: um derby) e como não temos Tv, acho que grande parte vai sair... mas podem sempre voltar...

enfim, vai ser complicado de certeza mas eu tenho regra lá em casa que é: "no meat" ;) eu só cozinho coisas vegetarianas, peixe mto raramente...

à tarde estava a pensar fazer 2-3 bolos, apple crumble, tarte de abóbora (é verdade, já experimentaste?), umas pastas para pôr no pão (aquela de maçã, tapenade), gelados de morango (claro que vou pedir ajuda à mamã) e talvez umas tartes salgadas...

o jantar é que me está a perturbar...

OBRIGADA pela ajuda!!! sabia que podia contar contigo e que ias gostar do desafio :)

bom fim-de-seman!

Ricardo disse...

Floppy,

A salada de cenoura que publiquei hoje é uma boa pedida para o jantar... :)

Se bem que saladas você deve ter mais dicas que eu... :)

beijinhos

Adriana disse...

Fiz este pão-bolo e ficou muito bom.
Obrigada pela receita.
Abraço.


P.S: peço desculpa pelo meu português.

Cris disse...

A-MEI este pão de banana! Ele é super rápido de fazer e ficou crocante por fora e bem macio por dentro. Uma delícia! Minha familia gostou muito também; mal terminei de fazer e já está acabando.
Muito obrigada pela receita e parabéns pelo blog :).

Anônimo disse...

Ola,

Meu marido pediu um pao de banana e encontrei essa receita facil e deliciosa...ele e americano e super aprovou!!!
ficou tudodibao!

obrigada.
Ju

Anônimo disse...

Cara, fiz um desses e curti demais! Fica excelente também se colocar meia colher de canela em pó na massa e polvilhar mais um pouco na hora que a massa estiver pronta no tabuleiro pra ir ao forno. Excelente!