08 março, 2006

Chamonix


Para dar uma variada, hoje vou colocar uma sobremesa: Chamonix. Fiz essa receita pela primeira vez no natal do ano passado, a receptividade foi excelente. Recentemente meus pais fizeram um jantar para algumas pessoas e, para ajudar, fiz esta sobremesa e fez muito sucesso, tanto visualmente quanto no sabor.

Até onde sei, Chamonix é uma cidade francesa rodeada por belíssimas montanhas cobertas por neve. Usando um bom creme de leite a sobremesa fica bem branquinha, daí o nome.

Não é uma sobremesa barata, pelo menos no Brasil. Alguns ingredientes dependem da época e normalmente são muito caros, mas vale cada centavo. Para a calda de chocolate a receita que dei na semana passada funciona muito bem.

Chamonix

1 litro de creme de leite fresco
100 gramas de damasco
100 gramas de tâmaras secas
100 gramas de amêndoas torradas
6 colheres de sopa de açúcar
cerejas frescas, ameixas secas e nozes para decorar
Calda de chocolate quente
  • Em uma batedeira bata o creme de leite com o açucar até virar um chantilly consistente por aproximandamente 10 minutos (cuidado para não amanteigar).
  • Pique grosseiramente os damascos e as tâmaras.
  • Triture as amêndoas em um processador. Ela não deve virar uma farinha, deve ser triturada de tal forma que fiquem pequenos pedaços.
  • Lentamente mistures os damascos, as tâmaras e as amêndoas ao chantilly, tomando cuidado para obter uma distribuição uniforme.
  • Cubra uma forma de bolo inglês (também conhecida como forma de pão) com papel plástico. Isto facilitará na hora de desenformar.
  • Despeje a mistura sobre a forma coberta, espalhe bem para que o plástico fique totalmente me contato com o fundo e com as paredes da forma.
  • Leve ao congelador por pelo menos 4 horas (fica melhor de um dia para o outro).
  • Para servir, desenforme puxando a sobremesa pelo plástico dispondo o chamonix em uma travessa. Regue com a calda de chocolate quente e espalhe despretenciosamente as cerejas, nozes e ameixas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega, provei essa receita e consegui encantar meus convidados. Entretanto, devo confessar que não servi com a calda de chocolate, antes, com um delicioso licor de chocolate (ficou muito bom, acredite). Abraços.

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat money[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses little-known or misunderstood methods to build an income online.