Reza a lenda que o queijo coalho surgiu com a necessidade dos viajantes, no sertão nordestino, guaradarem o leite em bolsas fabricadas a partir do estômago de jovens animais. Com este armazenamento o leite coagulava e perceberam que a massa formada era muito saborosa, dando origem ao famoso queijo nordestino.
É muito comum no nordeste servir o queijo com mel de engenho (melaço de cana de açúcar) e realmente fica delicioso. Em 2005 passei alguns dias em Fortaleza e de tanto comer o queijo resolvi criar minha prórpria receita, que publico hoje. Preferi trocar o tradicional melaço de cana por mel devido a facilidade de compra.
Para os amigos portugueses que têm acessado bastante o blog, não acredito que vai ser fácil encontrar o queijo. Ele pode ser substituído por queijo branco fresco (só tem que ser firme).
Queijo de Coalho ao Mel, Vinagre Balsâmico e Alho Torrado
1 fatia de queijo coalho de aprox. 1 cm de espessura (100g)
3 colheres (sopa) mel
3 colheres (sopa) vinagre balsâmico
1 dente de alho
1 colher (chá) de manteiga da terra ou manteiga normal
2 colheres (chá) de azeite
- Pique o dente de alho finamente.
- Aqueça uma frigideira antiaderente e adicione o alho, mexendo constantemente. Quando o alho começar a soltar aroma (cuidado para não deixar queimar) regue com o azeite. O alho deverá ficar dourado e levemente torrado. Reserve em papel de cozinha para secar.
- Aqueça a manteiga na mesma panela e coloque a fatia de queijo. Deixe fritar por dois minutos de cada lado, ou até ficar levemente dourado. Reserve.
- Ainda na mesma frigideira adicione o mel e o vinagre balsâmico até ferver e virar um xarope fino.
- Para servir corte a fatia do queijo de coalho em quatro pedaços triangulares fazendo dois cortes diagonais. Cubra com o mel e o vinagre balsâmico. Espalhe o alho torrado sobre o queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário