09 março, 2006

Picanha ao Vinho Tinto

Meu pai é um excelente cozinheiro, tem um repertório pequeno mas o executa com maestria. Nada muito sofisticado mas sempre que resolve ir para a cozinha faz sucesso. O único problema é que ele deixa a cozinha uma bagunça total... mas o importante é o produto final.

Uma receita que meu pai sempre fez quando eu era criança, e faz até hoje, é uma picanha assada super versátil. Ela pode ser servida em um jantar ou até mesmo como um lanche acompanhada de um bom pão. Vale a pena tentar!

Para os amigos portugueses, não sei se existe este corte de carne em Portugal então estou colocando uma foto da carne para caso necessitem identificar. Funciona bem com Contra-filé e Fraldinha, mas a Picanha é imbatível.



Picanha ao Vinho Tinto

1 Picanha entre 1kg e 1,5kg
1 Garrafa de vinho tinto seco
3 dentes de alho
1 cebola
Sal grosso
  • Corte a cebola e o alho em fatias finas.
  • Coloque a picanha em uma bacia espalhe o alho e a cebola sobre a carne e regue com todo o vinho. Deixe marinando por no mínimo 4 horas.
  • Aqueça o forno a 200 graus.
  • Retire a carne da marinada e tempere com sal grosso, coloque-a em uma assadeira com a gordura pra baixo.
  • Com cuidado para não espalhar o sal grosso da carne, despeje a marinada na assadeira.
  • Cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1 hora, retirando o papel na metade do tempo.

2 comentários:

Elvira disse...

Mmmmmhhh.... Picanha! Adoro!

Asdruba disse...

Parece ótimo!
Farei hoje e amanhã passo por aqui para dar meu veredito!