06 abril, 2006

Penne Piselli

Conforme prometido semana passada, segue hoje um clássico italiano. Um amigo meu me disse uma vez que para "empobrecer" um prato basta adicionar ervilha. Concordo com ele que em alguns casos isto é a mais pura verdade, mas neste prato a ervilha (ou piselli) está longe disso. O fato de usar ervilhas congeladas traz uma cor especial para o prato, é um verde vivo. Eu particularmente gosto das amendôas, que trazem textura e sabor. Aprendi esta receita em um curso que fiz e obviamente fiz meus pequenos ajustes.

Penne Piselli

500g de Penne
300g de presunto de parma cortado em julienne
1 cebola grande em julienne
300g de ervilhas frescas (pode ser a ervilha congelada)
100g de amêndoas cortadas em lâminas
200g de requeijão cremoso
500ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) manteiga
3 colheres (sopa) queijo parmesão
50g de uvas passas
Azeite
Salsinha para decorar
  • Em uma frigideira derreta a manteiga e doure as amendôas até ficarem crocantes. Já coloque a água que irá cozinhar o macarrão para fever.
  • Refogue a cebola em um pouco de azeite (salpique um pouco de sal para que não mude de cor, ela deve suar). Ponha o macarrão para cozinhar.
  • Adicione o presunto de parma e refogue rapidamente. Como o presunto de parma é muito salgado, não será necessário salgar o molho.
  • Adicione a ervilha e refogue rapidamente.
  • Adicione o requeijão, o creme de leite, as uvas passas e o queijo parmesão. Misture bem, e deixe ferver até que o molho tome corpo. Escorra o macarrão.
  • Sirva o molho sobre o macarrão, espalhe as amêndoas sobre o molho e salpique com salsinha finamente picada.

Um comentário:

Gambozina disse...

Deve ser muito bom :)
O molho agridoce ficou muito bom. No inicio pensei que não ia ficar bem (o ketchup não se dissolvia bem), mas depois acabou tudo bem.