De vez enquando amigos e familiares me pedem ajuda em almoços, jantares e afins. Certa vez minha sogra me pediu para fazer um almoço para um padre amigo, o problema é que o almoço era cheio de desafios.
Meus sogros e os convidados estavam em uma reunião e fariam uma parada para almoço, o problema é que eles não tinham como precisar o horário do almoço, ou melhor... seria entre 11:45 e 14:30. Como eles iriam voltar para a reunião, a refeição não poderia interferir no horário deles, eles tinham que passar por todo o processo do almoço em aproximadamente uma hora. Além disso, o almoço seria servido na casa do padre. Eu nunca havia visitado uma casa paroquial antes, mas fiquei sabendo antes que as condições da cozinha eram mínimas. Além de tudo isso, dois dos padres necessitavam comidas leves por questões de saúde. Acho que tá bom de desafio né?
Resumindo a bagunça, tive que bolar um cardápio que atendesse a todos os problemas. A casa paroquial era relativamente perto da minha casa, resolvi usar minha cozinha e finalizar o almoço na casa do padre. O tempo era o problema maior, se o almoço fosse muito cedo e eles chegassem tarde iam comer frio, se eu fizesse o almoço pra mais tarde eles poderiam nem almoçar. Como carne resolvi fazer um filé que pudesse ser preparado antes, que eu pudesse assá-lo na minha casa, correr para casa do padre e terminar o cozimento lá.
Preparei o filé para 12:45, contando com alguma ajuda divina para que a reunião não terminasse muito cedo. Caso a reunião terminasse tarde eu poderia ir controlando o cozimento do filé para terminar na hora desejada, além disso preparei alguns canapés e uma boa salada para ocupar os convidados enquanto eu arrematava o filé. Resultado, eles chegaram às 13:15 enquanto comiam os canapés e as saladas eu busquei o filé e finalizei o cozimento e os acompanhamentos. A missão foi executada com perfeição.
A receita é na realidade da minha vó (com algumas leves adaptações), porém os padres elogiaram tanto que cada vez que me era pedido para refazer a receita falavam: "Você pode fazer o filé do padre?" Sendo assim... foi, involuntariamente, batizado.
Filé do Padre1 peça de filé mingon (aprox. 1.3kg)
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de azeite
5 colheres de sopa de catchup
3 colheres de sopa molho inglês
2 colheres de sopa mostarda dijon
1 pacote de creme de cebola (ou sopa de cebola, são pacotes vendidos pela nestlé, knorr, etc)
1 cebola média
1 pacote de bacon fatiado (200g)
- Corte o filé em pedaços de 2cm deixando 1cm do final sem cortar. A peça deve ficar totalmente ligada pelo seu lado inferior.
- Corte a cebola em rodelas. Preencha os espaços entre os pedaços cortados com uma rodela de cebola e uma fatia de bacon. Coloque o filé em um refratário.
- Misture bem vinho, azeite, catchup, molho inglês, mostarada e creme de cebola. Pré-aqueça o forno (220 graus)
- Regue o filé com toda a mistura, cobrindo toda a peça. Leve ao forno aquecido à 200 graus por aproximadamente uma hora e quinze. Não é necessário cobrir o filé.