21 fevereiro, 2006

Risoto de Laranja com Alho Poró

Adoro fazer risotos, primeiro porque é um clássico da cozinha italiana e segundo... é uma delícia. Já li várias vezes que comidas cremosas e "molhadas" nos trazem a sensação de aconchego e segurança, talvez por isso raramente alguém diz que não gosta de risotos. O que mais me fascina, porém, é a criatividade que o prato permite. A partir da receita básica qualquer um pode inventar alguma coisa.

Já tem uns 5 anos que faço esse risoto de laranja, a primeira vez que fiz ningúem acreditou muito que fosse funcionar, hoje até me pedem pra fazer. Esse hoje é meu trunfo na manga.


Risoto de Laranja com Alho Poró

1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 Colher de sopa de azeite
1 xícara de suco de laranja
4 xícaras de caldo de legumes (ou frango)
1/2 xícara de alho poró (o talo em rodelas)
1 Colheres de sopa de manteiga
3 Colheres de Queijo Ralado
Pimenta do Reino
Sal (vide observação)
raspas de casca de laranja (opcional)

  1. Refogue a cebola e o alho amassado no azeite.
  2. Adicione uma xícara de arroz arbóreo (sem lavar!) e refogue por 2 ou 3 minutos
  3. Adicione a xícara de suco de laranja e deixe cozinhar
  4. Quando o suco de laranja secar adicione uma xícara do caldo de legumes. Este processo deve ser repetido sempre que o arroz secar
  5. Após adicionar a segunda xícara de caldo, junte o alho poró, as raspas de laranja e misture bem
  6. Após a última xícara de caldo secar acerte a pimeta do reino, desligue o fogo, e misture a colher de manteiga (vai dar uma aparência aveludada ao risoto). O Arroz deve estar cozido, mas firme.
  7. Adicione as 3 colheres de Queijo ralado e sirva imediatamente

OBS.: A utilização do Sal é bastante relativa. O queijo ralado já é salgado e se você utilizar estes caldos de tablete (que já vem salgados) o sal acaba não sendo necessário. Caso você use caldos caseiros (e te garanto que o sabor fica muito melhor) que não usem sal, será necessário uma correção.

5 comentários:

Elvira disse...

Olá! Obrigada pela visita ao meu bistrot. Vou cá voltar visitá-la muitas vezes.

Beijinhos.

Anônimo disse...

OI..achei esse Blog por acaso, procurando receitas de Risoto, tenho que dizer que hoje será a 3º vez que farei esse risoto de Alho Poró com Laranja, mesmo quando faço 2 ou 3 risotos para servir, esse de longe, é o que chama mais atenção, e o que mais me pertubam para repetir.

Como aconteceu com você, é minha carta na manga.

Show!

Eduardo

Unknown disse...

olá achei a receita muito interessante e o comentário do edurado me animou bastante a faze-la amanha no meu aniversário! depois eu volto pra dizer como foi
=)
parabens

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Sara disse...

Quase sempre, eu gostei dos pratos feitos com arroz, outros alimentos é altamente nutritivo e facilmente preenche o estômago, eu acho que deveria ser um monte de ofertas neste delivery pela internet