24 fevereiro, 2006

Morango com Calda de Balsâmico e Pimenta do Reino

Finalmente chegou o carnaval! Os próximos cinco dias não tenho que trabalhar e vou poder aproveitar o tempo para experimentar receitas novas. Fui convidado (se é que isso é um convite) para preparar um jantar essa semana, o cardápio está montado e vou colocar hoje a receita de uma das sobremesas que será servida.

Esta receita explica bem porque eu gosto tanto de culinária, com ingredientes simples pode-se conseguir algo completamente inusitado. Confesso que esta receita assusta... morango, sorvete, vinagre balsâmico e pimenta do reino? Como assim? Pra quem gosta de coisas diferentes é perfeita, a pimenta do reino dá um toque especial.

Esta sobremesa é do chef Alex Atala (proprietário do restauarante D.O.M. em São Paulo e apresentador do programa Mesa Pra Dois na GNT). Quando o vi fazer essa sobremesa no programa achei que ele era um louco, mas como nunca vi uma receita dele dar errado resolvi testar... não deu outra, adorei!

Vou aproveitar o feriado e tentar melhorar um pouco o blog (pelo menos visualmente), além disso vou tentar, com todas as forças, mante-lo atualizado... mas feriado é feriado. Um bom carnaval a todos!

OBS> Essa receita vai em homenagem a Floppy, que não compra carne desde 1998!

Morango com calda de balsâmico e pimenta do reino

1 caixa de morangos
1 xícara de água
5 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de balsâmico
pimenta do reino moída na hora
sorvete de creme

  • Dissolva o açucar na água, leve ao fogo e deixe ferver.
  • Adicione, aos poucos, o vinagre balsâmico.
  • Mexa bem até obter uma calda fina.
  • Leve a geladeira por uma hora.
  • Lave os morangos com os talos. Tire os talos e corte os morangos ao meio.
  • Sirva os morangos com a calda gelada, pimenta do reino moída na hora e o sorvete de creme.

3 comentários:

Floppy disse...

eheheheheheh fartei-me de rir sózinha :) pegaste no que eu te tinha escrito e tiveste imensa graça!

a receita parece-me fantástica mas só não percebi um pormenor, a pimenta do reino põe-se em cima do morangos, em cima da calda ou cima do gelado?

já agora, e para não te encher o blog de perguntas ;), aproveito o facto de seres brasileiro para mais uma dúvida de linguagem em relação ao teu post sobre a calda de chocolate: creme de leite são as natas de leite, não é?

Ricardo disse...

Floppy pelo visto você é minha leitora mais constante. Está sendo divertido trocar mensagens com você!

A pimenta do reino é colocado ao final. A ordem que gosto de usar é morangos, sorvete (ou gelado), calda e pimenta do reino.

Pelo que entendo creme de leite e natas de leite são a mesma coisa. :) Quanto as perguntas não se preocupe... adoro seus comentários!

um grande abraço!

Arthur Kummer disse...

Muito bom. Vi o Alex apresentar essa receita em seu programa da GNT e ifz algumas vezes na época. Agora, anos depois, deu vontade de fazer de novo e esse foi o único blog em que achei esta ótima receita. Obrigado!