23 fevereiro, 2006

Bisteca ao Damasco

Outro dia um amigo me perguntou por que motivo eu gosto tanto de damascos, eu não soube responder. Adoro sobremesas que levam damascos, principalmente o seco e tenho várias receitas com a fruta, mas simplesmente não sei de onde veio o gosto. Não é uma fruta tipicamente brasileira, é sasonal e normalmente cara. Aliás nem sou fã de frutas, gosto de usar frutas na culinária mas comer a fruta pura é muito raro.

O importante é que o damasco na culinária é excelente, é doce, é azedo, é suculento e é macio... tem textura, tem sabor. Fica ótimo em sobremesas, mas quando usado em comidas salgadas funciona como o elemento surpresa. Já li e ouvi dizer que carnes mais gordurosas (porco, cordeiro, etc.) pedem um molho mais cítrico e/ou adocicado para balancear os sabores, preciso dizer a fruta perfeita pra isso?

Adoro essa receita de bisteca, apesar de parecer trabalhosa é o tipo de coisa que se faz em meia hora. Para acompanhar sugiro o Champ (purê de batata irlandês bem temperado), mas essa receita fica pra outro dia. Um grande abraço e meu agradecimento aos que comentaram os últimos posts.

Bisteca ao Damasco

3 Bistecas
1 Ramo de Alecrim
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
5 damascos frescos

  • Tempere as Bistecas com sal e pimenta do reino.
  • Em um dos lados da bisteca pressione algumas (poucas) folhas de alecrim.
  • Aqueça um fio de azeite e frigideira antiaderente e coloque as bistecas, começando com o lado do alecrim pra baixo. Frite por 3-4 minutos e vire, deixe por mais 3-4 minutos até ficar dourada. Retire as bistecas e deixe descansar (se forem bistecas altas termine o cozimento no forno a 180 graus por aproximadamente 10 minutos).
  • Corte os damascos frescos em 4, mas não retire a casca.
  • Na mesma frigideira das bistecas, esquente mais um fio de azeite e coloque os damascos. Frite-os por aproximadamente 2 minutos (devem ficar cozidos, mas firmes).
  • Adicione o mel e misture por um minuto, em seguida misture o vinagre de vinho branco e mexa por mais um minuto ou até obter um molho consistente.
  • Tempere com pimenta do reino e acerte o sal. Sirva as bistecas com o mollho e os pedaços de damasco.

6 comentários:

Floppy disse...

Eu sei que isto é um problema do português de Portugal e o português do Brasil, mas alguém sabe-me dizer o que são bistecas? é algum tipo de bife?

Ricardo disse...

Floppy,

Não consegui descobrir o nome da bisteca em portugal. É uma carne de porco, coloquei junto a receita uma foto para que você consiga identificar.

Depois me passa o nome usado em Portugal!

Um grande abraço e obrigado por visitar o blog!

Anônimo disse...

Por quê você copia aqui todas as receitas identicas do Jamie Oliver e nem faz mensão ao nome dele?

Anônimo disse...

Acho que você deveria avaliar melhor o comentário antes de realizar uma acusação como esta.

Realmente já vi o Jamie Oliver (o qual sou fã assumido) fazer uma receita muito parecida como esta, porém esta é uma receita tradicional da Irlanda e se não me engano ele serviu também com champ (que é a forma que é servido na Irlanda). É como feijoada... a receita não tem dono. Infelizmente não copiei esta receita do Jamie, se tivesse teria dito (como já disse em outros posts) e o site com certeza teria muito mais acessos por causa disto.

Canso de ver chefs famosos repetirem receitas de outros chefs e não considero isto uma cópia, é perfeitamente possível duas pessoas criarem receitas parecidas... ou ... criarem versões para receitas mundialmente conhecidas.

Tente procurar o nome da receita em inglês e depois diga quantas vezes você vai achar... em uma pesquisa rápida na Internet achei 138 versões da receita (só na irlanda).

Anônimo disse...

Sei que é uma receita tradicional, mas para quem viu ele dando esta receita no programa facilmente notará. Até o que você escreveu está igual o que ele falou.
Estou dizendo isso apenas como observação. Seu site é muito bom e de muita utilidade para quem gosta de gastronomia. Só acho que mensionar a fonte de onde tirou a reita é mais uma forma legal das pessoas que estão pesquisando aprenderem. Obrigado

Arantes disse...

Floppy. Bisteca é algo com Tbone.